As mulheres gostam muito das fragrâncias e perfumes porque eles estão em contato com um dos sentidos mais básicos ou essenciais do ser humano: o olfato. Este sentido recebe informação muito importante do meio ambiente e, no tema deste artigo, especialmente das pessoas perto de você. O olfato oferece informações conscientes e inconscientes no sentido da idade, capacidades e níveis de afinidade com outras pessoas.
Os perfumes femininos são feitos especificamente para criar respostas sensoriais diretas, e algumas opiniões indicam que os perfumes são o acessório mais importante e poderoso que uma mulher pode usar, pois ele é uma característica que se integra na personalidade, oferecendo um toque único para cada pessoa quando se mistura com sua fragrância corporal natural. Esta fragrância natural, ao contrario da opinião geral, é muito importante para que qualquer perfume fique completamente personalizado para você e seu estilo de vida.
Os perfumes importados femininos são produzidos por um processo muito complexo que no principio toma em consideração muitos fatores, mas especialmente são fatores biológicos primários. Por exemplo, desde o ponto de vista da teoria da evolução, o olfato é o sentido mais velho de todos, pois quase todos os organismos viventes, e com certeza todos os mamíferos, evolucionaram usando seu sentido do olfato para se defender de seus predadores, para encontrar parceiros e também para encontrar alimento.
Assim, o cérebro tem conexões muito fortes com este sentido e nos seres humanos isto não é diferente. Como cada pessoa é literalmente única, os perfumes importados também são produzidos numa grande variedade. Entre os mais importantes podemos encontrar os perfumes florais, os frutais, os perfumes de madeiras e de temperos, entre muitos outros. Exemplos de perfumes florais são 212 de Carolina Herrera, Eternity de Calvin Klein, Hugo de Hugo Boss. O CK Be de Calvin Klein e Play de Givenchy são excelentes perfumes frutais. E perfumes com notas de madeiras muito conhecidos são Obsession de Calvin Klein ou Samsara de Griffe Guerlain.
Os perfumes também criam outras reações mais elaboradas, como aquelas relacionadas com as emoções. Neste sentido, os perfumes também são pensados para sugerir emoções especificas, pois muito se escuta que o sentido do olfato oferece a possibilidade de mudar as emoções de uma pessoa mais rápido do que qualquer outro dos cinco sentidos.
Mesmo se um perfume importado não cria no sentido do olfato uma resposta sensorial tão rápida como os sentidos da visão e audição, com certeza ele ajuda para influir nas respostas inatas e ate inconscientes de outras pessoas, que é um dos objetivos mais importantes que procura aquela pessoa que vai usar o perfume.